- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
home I aquecimento global I notícias I efeito estufa I causas I 6 pragas I fotos I vídeos I links I quem somos I contato
Aquecimento Global . . . .

 

Busca no site:

. . .
. . .

 


Tempestades, geadas, ciclones. Temperaturas elevadas, chuvas fortíssimas, furacões. À primeira vista, pode até mesmo parecer a descrição de um filme de ação norte-americano. Mas infelizmente, a ficção se tornou realidade. Todos os dias a mídia leva às nossas casas notícias sobre o aquecimento global e sua ação devastadora e até então silenciosa - sobre o planeta, especialmente no que diz respeito às mudanças climáticas globais. 

É fundamental um esforço conjunto: governos, sociedade civil e empresas em prol da sustentabilidade, garantindo o bem-estar de gerações futuras do ponto de vista ambiental, econômico, social e cultural. Nossos padrões de produção e de consumo estão em discussão; tecnologias limpas, baseadas em energias renováveis, são colocadas em prática. O mundo busca uma saída e o caminho pela frente ainda é longo. Mas é preciso persegui-lo.

 

 

. banco de dados sobre o fenômeno climático .

Aquecimento Global . . . . . . . . > Aquecimento Global
Aquecimento Global

Aquecimento Global
Evite deslocamentos:
aviões comerciais ainda são grandes poluidores

Já estamos sentindo na pele os efeitos do aquecimento global. E não temos mais dúvidas: o processo de aumento da temperatura da Terra tem se intensificado muito nos últimos anos. Fenômenos recentes como a onda de calor que matou centenas de idosos na França em 2003, assim como a ocorrência do furacão Katrina nos Estados Unidos dois anos depois, estão relacionados a essa questão. Mas o que é aquecimento global?

O próprio nome já diz. O termo se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Meteorologistas e climatólogos acreditam que a ação humana é a principal responsável pelo fenômeno, o que inclui outras alterações como as geradas pelo maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial, bem como um maior consumo energético e um maior índice de poluição.

Aquecimento Global
DESCASO: A decomposição do nosso lixo provoca emissão de gases, sendo o metano (CH4) o principal composto emitido nos aterros e lixões.
foto: M. Moscatelli

O Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Meteorológica Mundial, concluiu que o efeito estufa é a causa, em boa parte, do aquecimento observado durante os últimos 50 anos.

A previsão dos especialistas, infelizmente, não é das melhores. O IPCC estima que as temperaturas globais de superfície devam aumentar entre 1,1 e 6,4 °C até 2100. A expectativa é de que o aquecimento, bem como o aumento no nível do mar, continue por mais de um milênio, mesmo que os níveis de gases estufa se estabilizem.

Ainda segundo o IPCC, haverá mais dias quentes e menos dias frios. As tempestades fortes ficarão mais violentas, com 90% de certeza. Haverá expansão das secas e aumento da intensidade de ciclones, ambos com aproximadamente 66% de probabilidade. O instituto projeta que o nível do mar cresça entre 20 e 30 cm até o fim do século.

Aquecimento Global
NA MÃO DO HOMEM: Muitos biólogos acreditam que estamos nos estágios iniciais de uma grande perda de biodiversidade causada pelos humanos.
foto: Marco Pozzana

O aquecimento global pode levar também a outros fenômenos, como alterações na produção agrícola, recuo glacial, menor vazão nos rios durante o verão, além do aumento da taxa de doenças.

A conscientização é a melhor saída. Apesar de ser um movimento ainda muito recente, tem ocupado espaço nos debates públicos e espaço relevante na mídia em todo o mundo. A fim de combater a emissão de gases de efeito estufa, a maioria dos países assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, com exceção dos Estados Unidos.

 

imprimir a página
imprima somente
o indispensável!

A comunidade científica argumenta que já é possível observar um aumento no nível do mar devido ao derretimento das calotas polares. Registra-se também uma elevação na temperatura média da Terra desde o advento da Revolução Industrial, alcançando cerca de 0,8 graus centígrados. Se tais efeitos adversos não forem contidos, espécies animais e países inteiros poderão desaparecer. A ameaça é bastante palpável.  

 

 

fotos de cães

empregos

 

inicial I fotos I videos I links I contato

Mundo Quente - Todos os direitos reservados 2007 ©